Privetur

A Privetur- Associação Portuguesa de Turismo no Espaço Rural, criada em 1988, é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos que desenvolve a sua actividade no apoio, divulgação e promoção do Turismo Rural, representando os interesses dos proprietários de unidades de acolhimento a turistas, devidamente licenciados, nas suas diversas modalidades.

É fundadora da Eurogîtes, Federação Europeia de Turismo Rural, cuja constituição foi formalizada em Portugal, na cidade de Tomar, em 1990 e, também, da Federação Europeia de Casas Históricas criada pouco depois, em 1992, igualmente em Portugal, por protocolo assinado no Palácio de Queluz.

Constituem seus objectivos primordiais o desenvolvimento turístico sustentado na sua área de intervenção, a promoção do Turismo Rural (TER) como forma alternativa de lazer, a informação e apoio aos turistas, a promoção da qualidade e capacidade técnica das unidades de TER, incluindo a formação profissional. Neste último campo, e enquanto membro da Eurogîtes, cabe-lhe garantir por parte das suas associadas o cumprimento dos padrões standard de qualidade aprovados pelos 24 países que em 2005 integravam já a Federação, bem como os exigidos pela lei portuguesa.

 A sua actividade é pautada pelo respeito pela natureza e ambiente, pela conservação do património natural e construído, pelo acolhimento personalizado e caloroso característico da população portuguesa, pela divulgação das diversas manifestações da nossa cultura.